Um sonho um objetivo

Amazônia não é o pulmão do mundo

Artigo escrito por: Karine
Públicado em: 16 Mar 08

É comum ver em revistas, jornais e documentários sobre a floresta Amazônica dizerem que ela é o grande “pulmão” do mundo. Conceituada uma das maiores florestas do mundo ela fica no continente Americano, com boa parte no Brasil.
Muitas pessoas na tentativa de salvar as florestas usam um argumento sem sentido afirmando com clareza que a Amazônia é o pulmão do mundo.
Esta é uma informação totalmente errada a floresta Amazônica por ter uma grande biomassa consome durante a respiração boa parte do oxigênio que produz durante o processo da fotossíntese.
Em média um alqueire de floresta produz cerca de 6 toneladas de oxigênio. E um alqueire de água do mar produz, por meio do fitoplâncton, produz quase 8 toneladas/ano, e como o fitoplâncton é constituído basicamente por seres microscópicos ou seja uma biomassa menor que a floresta Amazônica , boa parte do oxigênio por ele produzido não é consumida durante a respiração
Dessa forma alem de produzir mais consome menos. E como os mares ocupam cerca de 75% da Terra pode-se afirmar que o pulmão do mundo são os oceanos e não as florestas.



Deixe seu comentario e participe

*