Um sonho um objetivo

Cancêr de mama prevenção caseira

Artigo escrito por: Karine
Públicado em: 19 Jun 10

Segundo o INCA (Instituo Nacional de Câncer), O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres, devido à sua alta freqüência e sobretudo pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal. Ele é relativamente raro antes dos 35 anos de idade, mas acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente.

Pode-se dizer que o autoexame é a forma mais eficaz de proteger-se desse tipo de câncer. Não basta ir ao médico 2 vezes ao ano para fazer o exame, todas as mulheres podem fazer isto sozinha em casa ao menos uma vez ao mês.

Levante o braço do lado que fará o auto exame e apalpe o seio com os dedos fazendo movimentos circulares, não se restrinja apenas no seio e estenda o exame até embaixo das axilas.

Consulte um médico se perceber alguma textura diferente do resto do seio, pele enrugada ou ainda com buraquinhos, inchaços que não desaparecem, mudança de formato dos bicos, secreção nos mamilos, e claro algum tipo de caroço!

Se perceber alguns destes sinais durante a palpação procure um médico, e não esqueça que é sempre bom visitar uma ginecologista no mínimo 2 vezes ao ano! =)

Previna-se !



Deixe seu comentario e participe

*