Um sonho um objetivo

Como joga truco? Dicas de como jogar

Artigo escrito por: Karine
Públicado em: 17 Nov 09

Sabe aquele papo que uma das coisas que você vai aprender antes de sair da faculdade é jogar truco?

E no entanto você é sempre aquele que fica de fora do grupo na hora de montar duplas porque você simplesmente não sabe jogar, e quase ninguém tem a paciência de explicar! Então vamos lá, chega de ficar excluído, o truco é muito fácil basta decorar as regras e a seqüência do baralho!

Você pode encontrar divergência de seqüência de cartas mas de uma maneira geral isso nada afetará, porque se mudar alguma será trocar uma pela outra algo que você facilmente entenderá.

Vamos criar uma seqüência de cartas do maior para o menor:

3 2 A K J Q 7 6 5 4

Podemos entender que as maiores cartas do jogo são 3, 2 e A, sendo a menor carta a 4, certo?

Então agora vamos para uma seqüência de naipes:

naipes

O jogo é feito com 2 duplas, ou seja 4 participantes, será distribuído na mesa 3 cartas para cada jogador, sendo que após entregue a ultima carta é virada uma do baralho e uma carta maior daquela que esta na mesa será o chamado “gato”.

Por exemplo após distribuídas as cartas a carta que foi virada na mesa foi um 5, então o gato será o 6 de paus, as cartas 6 de outros naipes serão manilhas no entanto a carta maior será a de paus, só existe naipe maior ou melhor para carta que estiver valendo na rodada.

Um dica para você que esta começando a jogar é ter em vista um tabela com a seqüência dos números e dos naipes, com esta seqüência em mãos, você terá maior facilidade para compreender. Espero que tenha ajudado um pouco a você principiante do truco!

E você tem outras dicas para quem esta aprendendo a jogar?



Deixe seu comentario e participe

*