Um sonho um objetivo

Como manter a calma para falar em publico

Artigo escrito por: Karine
Públicado em: 17 Jun 09

Hoje foi dia de seminário na universidade, e acho incrível como pessoas que geralmente são calmas, quando colocadas em frente à um publico ficam nervosas.

É tudo uma questão de prática e tranquilidade, muitas pessoas entram em pânico quando o assunto é falar em público. No entanto não é necessário o tamanho deste medo, é apenas um obstaculo a superar.

Principalmente na universidade você sempre terá apresentações de trabalho em sala de aula, ou ainda para demais pessoas, então se não esta adepto a fazer este tipo de coisa é algo com que terá de aprender a se acostumar.

O segredo está em manter a calma e não decorar aquilo que será exposto. Você deve dominar o tema e não ele dominar você, portanto saiba bem do que se trata o assunto que você esta abordando, desta maneira terá mais tranquilidade e segurança na hora de tornar publico o seu trabalho.

Se você é uma pessoa muito tímida quando estiver em casa sozinha tente ensaiar na frente do espelho e veja como você gesticula com as mãos e prove a você mesmo que falar com um tom de voz um pouco mais alta e na frente de um certo numero de pessoas não é algo do outro mundo.

Na sua apresentação para que não se distraia com a platéia e perca o raciocínio uma dica é fixar um ponto atrás das pessoas que estão lhe assistindo, claro que não é preciso ficar o tempo todo olhando em um unico ponto, no entanto é algo que auxilia e muito na hora de manter a concentração. Uma ultima dica é antes de apresentar fazer respiração torácica, isso ajuda a acalmar também .

E você tem alguma dica de como manter a calma na hora de falar em público?



Um Comentario to “Como manter a calma para falar em publico”

  1. DIOGO ALANDRE |

    MUITOO BOAA A DICA…VLW

Deixe seu comentario e participe

*