Um sonho um objetivo

Dicas-Origem das palavras

Artigo escrito por: Karine
Públicado em: 21 Mar 08

Essa semana eu assistia a uma aula de português, e achei curioso quando o professor comentou sobre a origem de uma palavra e de como nós empregamos ela em momentos errados. Você acha que sabe o significado de todas as palavras, se você acha, tenha certeza de que está enganado, a língua portuguesa nos prega peças por ter um imenso vocabulário. Porem o uso incorreto dessas palavras, é dito por nós, inconscientemente, todos os dias em conversas que na disciplina de português chamamos de informal, aquela feita em casa ou em horário descontraido no trabalho, onde não é necessário o uso correto e formal das palavras.
Porem, eu realmente me surpreendi com o verdadeiro significado da palavra Formidável.
Eu costumava usa-la ao me referir a coisas ou acontecimentos fantásticos, maravilhosos, algo que realmente eu achava belo. Mas a surpresa é que esta palavra tem sentido completamente ao contrário do que todos pensam; formidável quer dizer horroroso, feio.
Sim isto é verdade. É uma longa historia, as mães tem receio de deixar os filhos brincarem nas ruas, ou andar sozinho quando ciganos estão por perto, isso não é de hoje, mas sim bem antigamente, ciganos eram pessoas que trabalhavam em circos. E para ser aceito em um circo você precisava ser diferente, na verdade deveria ser um monstro, e por isso os ciganos eram conhecidos como sequestradores de crianças. Eles pegavam crianças pequenas, e colocavam mascaras de ferro bem apertadas em seu rosto, apenas na metade, isso fazia que conforme elas crescessem ficariam defeituosas, perfeitas para os espetáculos de circo, e elas seriam crianças onde metades de seu corpo foi produzido em formas ou como queira chamar as mascaras que eram colocadas em seu rosto. Existe também uma lenda que diz que uma linda mulher fez com que um nobre rapaz se apaixonasse por ele, mas ela não o quis, e ele enlouqueceu, o pai do rapaz furioso quis conhecer a moça e também se apaixonou, e ela também o rejeitou, então foi ordenado que fosse feito uma mascara com o formato de metade do corpo da bela, e durante um ano ela seria alimentada 10 vezes ao dia, e como conseqüência disso ficaria deformada. Agora fica a dica de prestarmos mais atenção ou nos informamos sobre o que estamos realmente, falando, não é mesmo?



Deixe seu comentario e participe

*