Um sonho um objetivo

Dicas para aprender a dirigir

Artigo escrito por: Karine
Públicado em: 24 Feb 09

Fazer 18 anos não é apenas se tornar uma pessoa capaz perante a lei, par muitos é o grito de liberdade, a tão sonhada maior idade e é claro a tão sonhada carteira de motorista. Pelo menos é assim que a grande maioria pensa principalmente os homens, mas as mulheres também estão lotando as escolas de trânsito, algumas já são mais velhas já não tem seus 18 anos mas por algum motivo ou pela própria necessidade se obrigaram a ter a carteira de habilitação.

Quando se é jovem é mais fácil, tem mais coragem e auto confiança , mas quando se é um pouco mais velha o medo é o grande terror de quem esta aprendendo a dirigir.

Então ai vão algumas dicas para você que deseja passar já no seu primeiro teste do DETRAN.

A baliza é o grande terrorismo de muitos mas entenda que é a parte mais fácil e você pode ter alguns macetes para deixar o carro encaixar na vaga logo na primeira tentativa e lembre-se de que você tem um tempo limite para realizar a baliza.

Bem primeiro passo, é alinhar o carro ao lado da vaga não esqueça de sinalizar, vá com o carro ao lado do obstáculo da frente alinhe seu ombro com o final do obstáculo.

Pise na embreagem e engate a ré, virando todo o volante para a direita, olhe pelo espelho retrovisor e veja quando aparece o obstáculo que esta atrás, quando aparecer pise levemente no freio até que o carro pare e continue com os pés na embreagem, pois agora você ira virar todo volante para esquerda feito isso solte levemente o freio e acompanhe o alinhamento pelos espelhos laterais, para alinhar corretamente coloque a 1ª marcha, se precisar voltar para traz não é necessário engatar a ré novamente , somente deixe o pé sobre a embreagem e tire o outro do freio assim o carro irá voltar sozinho, depois de entrar na vaga não é preciso desligar o carro apenas puxar o freio de mão sem apertar o botão, você precisa ouvir o barulho de que o freio foi puxado.

Durante a prova mantenha a calma, preste muita atenção em todas as sinalizações, quando for cruzar uma rua que não seja uma principal e não tenha sinalizações indicando de quem é a preferência vá com cautela e pare, como se ali tivesse uma placa, se tem mais pratica não é preciso parar mas reduza a velocidade para mostrar que é cuidadoso.

Quando encontrar obstáculos na pista como um carro mal estacionado, pedestres animais e você tiver que desviar não esqueça do sinal mesmo que não tenha outro veiculo.

Quando tiver que parar o carro em uma placa de preferência ou algo assim pise primeiro no freio, pois é costume pisar primeiro na embreagem e depois no freio cada vez que cometer este deslize será descontado 1 ponto, e lembre-se que 3 pontos são suficientes para ser eliminado.

É obrigatório estar na 2ª marcha em conversões e também ao passar sob lombadas.

Quando encontrar um pista que acabe em Y e não for comunicado a você que entre na direita você será obrigado a entrar pela esquerda, ou apenas seguir reto.

Quando estiver em linha reta troque para a 3ª marcha para mostrar que tem agilidade e coerência.

No mais é só ter calma e tranqüilidade, um teste para carteira não é um bicho de sete cabeças como muitos dizem, basta colocar em prática aquilo que aprendeu !

Boa sorte !!!



9 Comentarios to “Dicas para aprender a dirigir”

  1. FABIANA ANDRADE |

    parabens voce conseguiu aprender é bom mas tome muito cuidado com os acidentes de transito ta?
    thau!!

    ass: fabiana andrade

  2. paulo alexandre |

    vou fazer minha carteira em junho se tudo der certo, e adimito q n sei nada, minhas duvidas ao entrar no carro e com a embreagem e as marchas, por exemplo, ao engatar a marcha devo soltar toda a embragem ao apertar o acelarador? para muitos pode ser coisa facil, mas para mim é complicado, sou nervoso, tenho problemas com tremores ao fikar nervoso, imagina quando for fazer minha carteira, o jeito é respirar fundo e ir em frente.

  3. Karyne |

    Eu também

  4. michelli |

    não é dificil o segredo esta na calma. seje bastante leviano. não soltar o pé da embreagem de vez é um dos truques ter cautela e imaginar q n tem ninguem te olhando … qdo entrar verificar o banco os retrovisores o cinto .. dar a partida embreagem engatar 1° ee soltar freio de mao aos poucos solte a embreagem ate notar um tremidinho em seguida pisar na embreagem de novo e dar 2° ñ esquecer setas e parar sempre antes das faixas de sinalizaçoes;;

  5. Raquel Gomez |

    Bom dia. Aqui vc diz que precisa puxar o freio de mão depois que entrar na vaga (baliza), mas em seguida tenho que fazer a saída… entao, só que meu instrutor nao me disse que precisava e hj estou pensando muito a respeito e preciso de resposta com urgencia, pois minha prova é depois de amanha! Puxo e freio de mao ou nao?? Obrigada!!

  6. Samuel Renner |

    Ponto morto e freio de mão !!!!! meu instrutor que disse !!!!!!

    NÃO DESLIGAR O CARRO !!!!!!

  7. rutileia |

    quero muito passar no teste de direção,poristo gosto de ler estás dicas,melhora bastante o desenpenho da gente.obrigada…

  8. terezinha |

    naao consigo pisar de leve no acelerador sera e que sou esquerda isso vai dificultar mais pra mim?

  9. Michele |

    Eu passei de primeira….so q peguei trauma d dirigir. Boa sorte p todos

Deixe seu comentario e participe

*