Um sonho um objetivo

Dicas para cuidar de recem nascido

Artigo escrito por: Karine
Públicado em: 12 Jun 11

Uma grande amiga minha acabou de ter o seu primeiro filho, hoje fiz uma visita na casa dela e ela se mostrou desesperada por ser mãe de primeira viagem.

Bem eu ainda não tenho filho, mas digamos que já tive que cuidar de um recém nascido, quem tem irmã ou irmão mais novo sabe do que estou falando não é mesmo?

É necessário realmente ter alguns cuidados especiais! Até os 28 dias de vida os bebês são considerados recém nascidos.

Um grande detalhe que as mamães de primeira viagem devem saber é que o recém nascido troca muito mais vezes de fralda do que um bebê um pouco maior, isto porque é necessário trocá-la toda vez que ela fica molhada ou suja, afinal não trocar as fraldas ao menos 12 vezes ao dia irá facilitar para que seu pequeno ou pequena tenha assaduras.

Como você irá trocá-lo praticamente a cada uma hora e meia mais ou menos é necessário que todo material necessário sempre esteja devidamente organizado e ao seu alcance evitando desta maneira que o bebê fique sozinho no tempo em que você for buscar algum objeto.

Algo básico e que muitas mamães acabam fazendo errado é movimento da limpeza na hora de trocar a fralda, é preciso fazer um movimento único da frente para trás, para desta maneira evitar contaminação da uretra com os resíduos fecais, alias esta dica vale para todas as mulheres, pois não limpar-se de maneira correta é algo que auxilia no desenvolvimento de infecções.

Voltando ao assunto cuidados com o bebê, na hora da troca você terá de se preocupar em limpar e secar as dobrinhas do neném, para facilitar use um algodão e um pouco de algo morna, para enxugar use uma toalha macia e que seja usada somente pelo bebê, não esfregue a pele, seque-a com toques delicados.

A cada troca é preciso colocar pomada para assaduras e assim evitar que seu bebê sofra deste mal, no entanto toda vez que for trocá-lo novamente terá que remover toda pomada e talco da troca anterior, ou seja, quem tem neném recém nascido em casa precisa ter estoque de fraldas, pomada e talco, e é claro muita disposição.



Deixe seu comentario e participe

*