Um sonho um objetivo

Dicas para passar no exame de direção

Artigo escrito por: Karine
Públicado em: 10 Feb 11


Algumas pessoas ficam super nervosas com o fato de estarem sendo avaliadas, e penso que esta seja a causa responsável por inúmeras reprovações nos testes de direção.

Neste momento é necessário calma, eu penso que a parte mais tensa da avaliação é quando se esta fazendo a baliza pois se o carro morrer a reprovação é imediata. Quando fiz meu teste minha perna tremia muito na hora da baliza e eu percebi que o carro ia morrer, mas não fui boba pisei na embreagem, e esta é uma boa dica para você, quando perceber que o carro for morrer pise na embreagem, é necessário manter a calma, a baliza não é algo impossível de se fazer mas sim uma coisa que se aprende com pratica, portanto antes do seu teste pratique muito.

No teste da direção propriamente dita há algumas coisas que serão observadas:

Troca de marcha

Você sabe como dirigir certo? Carro parado, deve engatar a primeira, andou um pouco joga para segunda e logo em seguida o motor pede uma terceira. Tente fazer esta troca sem dar socos, a dica é tirar o pé da embreagem com delicadeza.

Quando estiver próximo a uma conversão ou ainda a uma lombada reduza a marcha para segunda.

Cinto, espelhos e banco

A primeira coisa a se fazer quando entrar no carro será colocar o cinto e verificar se os espelhos estão de acordo para você, bem como se a distancia do banco para o volante esta adequada.

Setas

Durante o trajeto você irá fazer algumas conversões, então não esqueça de dar sinal quando for realizar as conversões.

Farol

Se seu teste for a noite, não pensar na hipótese de esquecer de ligar os faróis.

Outras dicas importantes:

Dirigir com as duas mãos no volante
Ir ao teste de tênis
Tirar o pé da embreagem quando o carro estiver em movimento



15 Comentarios to “Dicas para passar no exame de direção”

  1. Roberta Santos |

    JÁ FIZ EXAME 5 VEZES, NA HORA QUE ENTRO NO CARRO COM O EXAMINADOR JÁ COMEÇO A FICAR NERVOSA…ERRO TUDO. COMO FICAR CALMA NA HORA DO EXAME???

  2. FLAVIA |

    DIA 17/03 FOI O DIA MAIS FELIZ DA MINHA VIDA, ATE QUE ENFIM CONSEGUI TIRAR MINHA CARTEIRA,DEPOIS DE 7 BOMBAS E MUITO CHORO,ATE O PONTO DE MIM SENTIR INCAPAZ,EU CONSEGUI NUMA BOA!MINHA PAUTA ESTAVA VENCENDO NAQUELE DIA FUI TOTALMENTE DESILUDIDA E DEU CERTO.LEMBRO DE UMA FRASE QUE EU DISSE UM DIA ANTES “EU VOU SO PRA NAO FALAREM QUE EU NAO TENTEI”

  3. aninharochaw |

    Como manter a calma na hora do exame de direção?
    Então pessoal,estou tmb na mesma história de muitos,sempre quis obter minha CNH e em outubro do ano passado eu dei entrada no processo,fui muito bem na prova de legislação tive 28 acertos.
    E estou tirando para carro e moto,no entanto não sei andar nem de bicicleta,e foi duro pra mim aprender a andar de moto fiz exatamente 26 aulas,e o que eu mais temia seria a rampa,na de carro tmb tinha medo de deixar o carro apagar na rampa,e no dia 25 de março agora fiz meu primeiro exame e fui reprovada em ambas,na de moto quando o examinador me chamou colheu minha assinatura e disse para mim ir pra moto e eu fui,chegando la fiz tudo certinho quando sai o examinador mandou que eu voltasse,e eu não estava ouvindo o que ele dizia,então levantei a viseira para ouvi-lo,e ele me disse que só deveria sair quando ele autorizasse,então voltei e fiz tudo certinho,mais quando eu ja havia saido com a moto ele novamente mandou eu voltar e disse que eu estava eliminada pois havia esquecido a viseira aberta.E depois na mesma hora fui fazer a prova de carro,mais ja estava super nervosa,por não ter passado na de moto,quando sai deixei o carro apagar,dei todas as setas necessárias,estacionei na primeira tentativa,mais na hora de sair encostei o carro na baliza da frente,falta eliminatória.
    Gente fiquei super arrasada,chorei tanto,sabe?eu me dediquei tanto principalmente nas aulas de moto,e não passar pq deixei a viseira aberta,ainda se fosse na rampa seria o que eu tinha dificuldade.
    Mais confesso a vocês gente…eu não sentia as minhas pernas de tão nervosa que eu estava,cheguei la as 07:30 hs da manhã fui fazer os exames as 14:30 é uma tensão muito grande,e a gente vai vendo uns chorar pq passou outros pq bombou é uma loucura,é muito ruim você saber que tem alguém te avaliando e trocentos curiosos te olhando,ainda que fosse os candidatos,mais não aparece gente de todo lado pra ficar curiando a gente,quem não fica nervoso com isso?agora no dia 26/04 e 27/04 irei fazer mais 3 aulas de moto e 4 de carro e no dia:29/04 na sexta-feria que vem irei fazer novamente o exame.
    E espero que Deus possa esta me iluminando,guiando,orientando durante todo percurso por onde eu percorrer com o carro e tmb com a moto e que eu chegue ao final com um resultado positivo.
    E que eu possa ouvir a tão esperada palavra:”VOCÊ ESTA APROVADA”
    Boa sorte para todos que ainda vão passar por isoo,Abraços a todos.
    Fiquem com Deus!!!!

    Alguém pode me ajudar me dizendo como faço para manter a calma neste dia?

  4. Marina |

    OLÁ!
    Eu já estou na minha segunda pauta, na prim.só fiz dois exames.
    Estou fazendo as aulas de direção, pretento fazer o exame logo, mas eu sou muito nervosa tb.minhas pernas treme até nos dias das aulas.
    Peço muito à Deus p.me tirar esse nervosismo dentro de me, mas não consigo.
    Eu no seu caso, não marcaria os dois exames de moto e de carro p.mesmo dia.
    Boa sorte p. vc!

  5. Amanda |

    Ola… eu tambem estou na luta… Ja tentei 3 vezes… e vou continuar tentandooo.. rsrs. fazer dois exames no mesmo dia so te prejudica.. tente marcar em dias diferentes.. Para manter a calma, feche os olhos quando entrar no carro.. respire fundo.. e pense q é sua mae, seu namorado ao seu ladooo.. mentalize coisas boas..e nao esqueça de respirar fundo e pausadamente… demonstre confiança… vá toda maquiada.. de perfume… vc tem q se sentir segura… e o principal.. entregue tudo a DEUS… Ele sabe a nossa hora.. que Deus nos ilumine.. um abraço

  6. Karina M. Viana |

    Pessoal, a calma é o quisito decisivo para a aprovação no exame. Quando ficamos nervosos nós não conseguimos nos concentrar naquilo que estamos fazendo e qualquer errinho inicial é suficiente pra gente pensar que “já era” e a partir daí chutar o balde.
    A minha sugestão pra manter a calma é:
    1) Tomar um remedinho ( de preferência natural, nos dias que antecedem o exame. Passiflora é muito bom!)
    2)Não ir para o exame com aquela pressão de que você tem que passar, isso não ajuda em nada.
    3) Não ligar pra cara feia do examinador, finje que você esta em uma aula de direção comum.
    4) Confie em você, acredite que você é capaz, que você sabe. Acima de tudo, acredite que Deus está contigo e Ele vai segurar na sua mão. Se for da vontade de Deus que vc passe, você vai passar.
    5) Concentre- se em cada detalhe do exame. Pense em uma coisa de cada vez. A cada instrução do examinador, mentalise antes o que deve ser feito e faça uma coisa de cada vez. Não pense no depois. Concentração é a chave!
    6) No dia do exame, acorde otimista e pense: Hoje é o meu dia! Semppre que a ansiedade vier mentalise coisas boas, converse com Deus, cante uma musica.
    Mas se mesmo assim, as coisas não derem certo no exame, fique calmo, a sua hora vai chegar. As coisas acontecem na hora certa, quando tem que acontecer. Nada esta perdido!!

  7. Selma patricio |

    Oi Pessoal,
    eu tambem estou tentando… ja fui reprovada duas vezes e as duas no mesmo erro.
    Agora a auto escola me ligou marcaram meu exame de novo pra sexta feira dia 07, ja estou em pânico so de pensar. meus instrutures disseram que não tem o que fazer comigo pois eu sei fazre nas aulas eu faço tudo direitinho,mas no exame fera tudo.
    Bom é isso e lá vou eu tentar de novo, quem sabe dessa vez chegou minha hora.
    um abraço

  8. julio |

    gente é só controlar a respiraçao se vc sentir que o coraçao esta disparando respire profundamente que vai dar tudo certo,essa prova é mamao com açucar…..

  9. narjara |

    Olá, estou na mesma situação. Já tenho carteira de carro, mas estou tentando tirar a de moto. Acho muito difícil!!!!Aquela rampa, ninguém merece….Já estou tão nervosa que nem consigo dormir. Meu exame é dia 16 de março, que medo de reprover!!! A reprove de moto é muito cara, tem que pagar a motopista de novO! Mas vamos ver o que Deus nos reserva!!!!!

  10. Aline Dias |

    Pois é… moro numa das cidades onde se julga ser mais difícil obter a Permissão pra dirigir. OURO PRETO- MG. A banca examinadora é a de BH pois a delegacia de polícia civil daqui ainda está em reforma. Amanhã é meu exame… que Deus me abençoe. Vou so pra ver mesmo como é.
    Amanhã a tarde dou notícias!

  11. ivonete |

    ola estou tentano pela 7 vez agora tenho fe na manzinha do ceu que vou passar poque ela vai passar na frente e quando ela passa o milagre acontece tenha fe vcs tanbem vou fazer meu exame dia 22 quarta tenho muita fe que vou passar amen

  12. nilceia |

    Oi estou muito nervosa pos amnha srá meu reteste do volante, já é o 4° eu faço tudo certo, treino bastante, pago aulas partculares, chega no dia da bobeira sempre acontece alguma coisa, eu já chego lá com medo, não sei porque esse pavor, mas preciso muito dessa carteira e está vencendo meu precesso agora.Deus me ajude a passar dessa vez e boa sore a todos.

  13. fernanda ferreira dos santos |

    Olá gente bom dia,eu estou indo para as aulas de direção,meu namorado vem me dado várias dicas para diridir bem e atenciosamente.Eu graças a Deus ja conquistei minha habilitação de categoria A,e espero tbm conquistar a B,fica uma dica:primeiramente peça a Deus muita calma,e pense positivo a tdo o momento.outra dica;tome muito chá de camomila durma bem um dia antes e masque um bom chiclete na hora do exame e esqueça os outros pense q vc esta sozinha e somente Deus está no controle…

  14. ANA CARLA |

    olá gente eu penso que tudo é na hora certa eu tentei mais fui reprovada, mas tbm estava no começo da gravidez passando mal e como ja ia vencer tive que tirar logo!!!mas hj vejo que tudo é na hora que Deus quer e não que nós queremos!!!então um dia ainda vou voltar aki para postar para vc´s que então passei!!!

  15. Francisco |

    Só depende de você mesmo para passa tenha confiança
    que você passa na vida nada é impossível basta querer,e querer é poder.
    Fiz pela 2x e passai.
    Dica na hora pensei que o instrutor estava do meu lado e era apenas mais um dia de treino.
    um dia você vai passa nunca desista,tenha fé.
    um abraço!

Deixe seu comentario e participe

*