Um sonho um objetivo

Doar sangue, como é?

Artigo escrito por: Karine
Públicado em: 12 Sep 12

É simplesmente maravilhoso saber que você pode ajudar a salvar vidas com uma atitude super simples.

Eu conhecia várias lendas a respeito da doação de sangue, por isso resolvi relatar o passo a passo para você que ainda não é doador, mas gostaria de ser!

Bem primeiramente você pode doar sangue em qualquer horário do dia, e não como erroneamente se diz por aí que somente poderá ser feito pela manha porque a pessoa tem que estar em jejum. Pelo contrário, o doador deve estar bem alimentado, ter dormido uma noite tranqüila e estar com a saúde em dia.

Quando chegar ao hemonucleo de sua cidade irão pedir para que você responda a um questionário sobre detalhes da sua saúde. Depois disso você irá para uma segunda etapa, uma médica ira verificar sua pressão e fazer algumas perguntas, como por exemplo: se você esta bem alimentado, esta se sentido bem.

Logo após você irá fazer um exame que fica pronto na hora para verificar se esta com anemia, é um exame simples e rápido feito com apenas um gota de sangue que é coletada do dedo. Se estiver tudo certo com exame de anemia você estará pronto para a doação.

E é aí que muitas pessoas começam a morrer de medo, mas calma, realmente não e é muito tranqüilo, irão pedir para que você se sente em uma cadeira e irão recliná-la de uma maneira que seus pés ficarão um pouco para cima. Será amarrado um pequeno cordão no seu braço e injetada a agulha para que se possa iniciar a coleta. Confesso que o tamanho da agulha assusta um pouco, mas ela é mais assustadora que dolorida, e durante a doação você não sente absolutamente nada.

O procedimento é rápido, a quantidade de sangue doado é de acordo com altura e peso do doador, mas normalmente de mulheres a quantidade doada é de 450 ml. Após terminar a doação você ficara em observação por alguns minutos, pois é natural que algumas pessoas sintam um pouco de fraqueza ou mal estar. Passado o período de observação você irá receber um lanche, com direito a sanduíche e suco, afinal depois da doação é de suma importância para a saúde do doador que ele se alimente bem e beba mais liquido do que em dias normais.

Vantagens em ser doador de sangue:

Claro que devemos doar por um gesto de amor ao próximo, trata-se de generosidade e não de interesse, no entanto o doador de sangue tem algumas regalias, que a meu ver servem de incentivo para que mais pessoas se tornem doadoras. Após a primeira doação você irá receber em casa uma carteirinha de doador, acompanhada de alguns exames realizados com uma pequena amostra de sangue coletada durante a doação. Dentre estes exames estão: anti-hbc, anti-hcv,anti-hiv I e II, chagas, sífilis, HbsAg, e até mesmo o seu tipo sangüíneo.

Além disso você poderá apresentar a carteirinha de doador e conseguir descontos em alguns lugares como: cinema, shows, teatro. Outra grande vantagem é que se você tiver doado 3 vezes seguidas terá isenção em taxa de concursos públicos.

Vale ressaltar que o doador tem direito de um dia de atestado do trabalho, e que a empresa não pode recusar-se a recebê-lo.

Uma ultima observação é que a doação poderá ser feita 3 vezes ao ano, sendo que para mulher o intervalo é de 4 meses e homens 3 meses, salvo se em caso de emergência tenha que doar antes do tempo.

E você? Esta esperando o que para se tornar doador?



Deixe seu comentario e participe

*