Um sonho um objetivo

O que significa o Mito da Caverna?

Artigo escrito por: Karine
Públicado em: 15 Feb 11

Este ano minha irmã esta tendo filosofia na escola, e hoje a sua professora falou sobre o Mito da Caverna, minha irmã pediu que eu explicasse melhor sobre o assunto e então como se trata de algo super interessante resolvi compartilhar com vocês.

O Mito da Caverna também é chamado de Alegoria da caverna, foi escrito pelo grande filosofo Platão e esta inserido na obra A Republica no livro VII.

O mito relata a história de uma caverna, onde havia um muro que tampava a sua saída, mas que, no entanto deixava passar um feixe de luz. Dentro da caverna moravam algumas pessoas que estavam acorrentadas e nunca tinha saído dali de dentro. A única coisa que elas observavam eram suas próprias sombras que eram reproduzidas no fundo da caverna devido ao feixe de luz que entrava, logo eles imaginavam que a sua sombra era única realidade que existia e não tinham a curiosidade de saber o que se passava fora da caverna.

Porém um daqueles que ali permanecia acorrentado conseguiu soltar-se e saiu para o lado de fora da caverna, quando saiu viu jardins , rios, e muitas outras coisas das quais ele jamais imaginará um dia que pudesse existir.

Ao retornar para dentro da caverna ele contou a todos que ali estavam sobre as coisas que ele havia visto, no entanto ele foi julgado como louco e ninguém quis sair de dentro da caverna e conferir o que se passava atrás do muro.

O mito da caverna é uma obra extremamente inteligente, que visa mostrar como o ser humano age muitas vezes com uma visão de mundo restringida.

Comparo as algemas com a comodidade, pois é muito mais fácil continuar com conhecimentos antigos do que aprender novos não é mesmo? As pessoas algemadas sem a vontade de sair e explorar o mundo das idéias não tem interesse em agregar maiores conhecimentos, por acreditar que tudo que sabe já o suficiente.

Permanecer dentro da caverna é uma forma de manter uma vida estável sem acrescentar NADA, sair da caverna é uma maneira de ampliar o seu conhecimento e explorar o mundo das idéias.

E aí conseguiu entender um pouco melhor sobre o famoso Mito da Caverna?



Deixe seu comentario e participe

*