Um sonho um objetivo

Qual o melhor momento para dar um cachorro a uma criança?

Artigo escrito por: Karine
Públicado em: 02 Jan 12

Eu sou totalmente a favor da adoção de animais, e gosto de incentivar as pessoas a aderirem a esta idéia, afinal não precisa fazer muito esforço para perceber a quantidade de animais abandonados que temos pelas ruas.

Porém algo que deve estar muito claro é que quando adotamos um animal, ou ainda o compramos, estamos no responsabilizando por ele. Ou seja, no que diz respeito a saúde, alimentação, educação e carinho será responsabilidade sua.

Muitos pais costumam pensar em dar um bichinho a seus filhos como uma forma de ensinar a ter responsabilidade, ou seja, é uma maneira da criança criar alguns hábitos como alimentar o animal, levar para passear, limpar a sujeira dele.

Até hoje eu não conheci nenhuma criança que não gostasse de bichinhos, mas devemos lembrar que isso sempre acontece quando o animal ainda é filhote, porém este filhote irá crescer e certamente ele dá alguns tipos de trabalho.

É realmente muito bom uma criança crescer ao lado de animais, pois desta forma ela e tornará um adulto com senso de responsabilidade. No entanto alguns pais ao darem o bichinho como forma de presente, transferem as responsabilidades para a criança! Mas espera aí, estamos falando de um animal de estimação ou de um brinquedo?

É este o pensamento que você deve ter ao presentear seu filho com um animal, certamente isso fará com que ele entenda suas responsabilidades, mas uma criança não saberá sozinha quando é o dia da vacina, quantas vezes ele por dia ele precisa ser alimentado, como dar banho, entre outros afazeres.

A idade correta para presentear uma criança com animal é mais ou menos a partir dos 8 anos quando se pode dizer que ela já entende o que é certo e errado, porém não esqueça que este animal também é responsabilidade sua, e que diferente dos brinquedos que seu filho brinca alguns meses e depois joga no fundo do baú, um animal viverá com você por muitos anos, precisará de cuidados e amor!



Deixe seu comentario e participe

*